
Com visual baseado no Gol GTI 1988, hatch convertido será batizado de Gol GTE
A indústria automobilística segue a passos largos para a eletrificação em todo mundo, que iniciou seu movimento com os híbridos e, mais recentemente, têm apresentado cada vez mais carros 100% elétricos. Mas existe um nicho de kits de conversão de carros a combustão para elétricos que ainda é pouco explorado, onde uma empresa no Brasil começou o desenvolvimento de um... Volkswagen Gol quadrado totalmente elétrico.
Sim, um dos carros mais populares do Brasil vai dar origem a um projeto interessante, que troca seu motor original a gasolina por um propulsor 100% elétrico. O projeto será tocado pela empresa Fueltech, que desde 2016 começou sua divisão voltada a eletrificação. E de acordo com o vídeo no canal do Youtube da empresa, de 2017 em diante foi iniciada a produção de alguns protótipos de carros elétricos, estudando principalmente a aplicação da injeção programável nesses veículos.
Galeria: Volkswagen Gol 1994 GTE elétrico



Sem dar muitos detalhes do projeto por enquanto, no vídeo o Anderson Dick (CEO da Fueltech) comentou mais sobre como será o desenvolvimento do famoso “Gol caixa” totalmente elétrico, que terá toda sua transformação documentada em vídeos que serão divulgados futuramente. O que se sabe é que a base será um Gol da década de 1990, mais precisamente um modelo 1994 – um dos últimos quadrados fabricados antes do Gol “bolinha” da 2ª geração chegar em setembro daquele ano como modelo 1995.
O que podemos ver até o momento é que será uma unidade pintado de branco, equipado com as tradicionais rodas “orbitais”. Mas esse visual ainda irá mudar como falaremos mais adiante. Esse carro já recebeu o motor elétrico e aparentemente já roda em testes e, além disso, podemos ver que o propulsor elétrico é da WEG, empresa também confirmada como parceira do projeto e que fabrica motores elétricos e inversores para a indústria, inclusive para a área automotiva.

Apesar de ainda não ter revelado qual seria o motor elétrico da WEG aplicado no Gol, na foto podemos ver que se trata do propulsor CVW 500, que segundo o site da empresa tem 80 Kw ou 109 cv de potência. Mas não se engane: toda essa força é entregue de forma instantânea como é padrão nos elétricos, fora que o motor pode receber nova calibração até a versão final. Como o objetivo é que o carro tenha uma conversão simplificada, a instalação foi realizada em um serviço sem cortes e com o mínimo possível de modificações no chassi, afim de manter a integridade estrutural do hatch. A bateria foi posicionada na parte traseira.
Isso é um tanto importante, pois muitos donos de clássicos de coleção até cogitam fazer a conversão para o motor elétrico (essa mania está ficando comum nos Estados Unidos), mas ainda querem que as características originais do veículo sejam preservadas. Além disso, a conversão simplificada também permite que o carro volte a ter seu motor original, caso o dono assim deseje eventualmente.
Segundo Anderson Dick, a ideia de escolher o Gol quadrado como base de um carro a combustão convertido para elétrico é que fosse um projeto que empolgasse a empresa e quem for assistir o canal no youtube, afinal, o Gol foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos e tem lugar cativo na história automotiva do país - e no coração dos brasileiros.

Além da conversão para elétrico, será feita uma transformação visual do hatch em uma oficina de São Paulo que terá inspiração no... primeiro Gol GTI! A escolha não foi à toa, pois o esportivo do final da década de 1980 foi o primeiro carro com injeção eletrônica no Brasil. Até então, todos os carros feitos aqui eram carburados. Se a partir de 1988 houve a transição dos carburadores para a injeção eletrônica, 2021 em diante será a vez do Gol fazer a transição do motor a combustão para elétrico, embora este degrau seja consideravelmente um tanto maior e complexo.