TRE-BA e WhatsApp firmam parceria para atender aos cidadãos

Foto: Divulgação/Ascom TRE-BA
Foto: Divulgação/Ascom TRE-BA

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) firmou parceria com o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp para ampliar o atendimento ao público no contexto das Eleições de 2022. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), na coletiva de imprensa realizada pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, e pelo diretor de políticas públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan.

O objetivo, sem ônus ao orçamento do Tribunal, é ampliar o acesso do público externo aos serviços da Justiça Eleitoral e, consequentemente, à robô Maia, do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE).  O TRE-BA é o único eleitoral do país e o segundo no mundo a realizar atendimento por este aplicativo de mensagens.

De acordo com o presidente do TRE-BA, Roberto Frank, a associação do WhatsApp ao Eleitoral baiano aumentará significativamente o acesso aos serviços que já são disponibilizados ao público de forma virtual. “Entender as mudanças sociais e encontrar caminhos para estarmos mais próximos dos cidadãos, oferecendo o que existe de mais moderno, faz parte dos pilares de inovação de nossa gestão”, declarou o presidente.

Para o diretor de políticas públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, a parceria reforça o compromisso do WhatsApp com a democracia brasileira. “O canal oficial do TRE-BA faz parte das iniciativas do aplicativo para conectar usuários com fontes confiáveis de informações, além de facilitar o acesso aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral na Bahia”.

Acesso ao serviço
Para acessar o serviço do TRE-BA pelo WhatsApp, o eleitor deve adicionar em sua agenda telefônica o número oficial do Tribunal (71) 3373-7000. Por meio do aplicativo de mensagens, além de obter auxílio para os serviços eleitorais – a exemplo do alistamento (1º título), atualização e revisão de dados cadastrais – o eleitor terá ferramentas educativas, como orientações sobre desinformação, e também inclusivas, como link direto para videochamada de atendimento aos eleitores surdos. Os principais serviços oferecidos pela ferramenta são: título de eleitor; emissão de 2ª via do título de eleitor; emissão de certidões; mesários; justificativa; multa eleitoral; pagamentos e ressarcimentos; denúncias, reclamações e elogios; combate à desinformação e protocolos de segurança contra a Covid-19.

Postagem Anterior Próxima Postagem